Problemas como falta de médicos nas Unidades Básicas de Saúde e nos Pronto-Atendimentos, filas que começam ainda de madrugada em busca de consultas e precariedade de alguns locais que oferecem atendimento levaram a Secretaria Municipal de Saúde a traçar mais um plano para a rede de estabelecimentos que integram o seu quadro. As últimas semanas têm sido de reuniões, e o que está em discussão pode levar a sérias mudanças a curto e a longo prazos.
Entre o que está em estudo há a possibilidade de o Pronto-Atendimento (PA) da Tancredo Neves não funcionar mais 24 horas. Essa questão deverá ser discutida com a comunidade. Há alguns dias, a prefeitura também cogitou deixar de oferecer atendimento pediátrico no PA do Patronato, em determinado horário. Mas, na sexta-feira, a secretária de Saúde, Vania Olivo, disse que essa possibilidade foi descartada, e que serão feitas escalas de pediatras para que a medida não seja necessária.
Além disso, a secretaria está em busca de uma solução para que a falta de médicos não se agrave ainda mais. A prefeitura não quis informar quantos médicos e quantas horas são contratados atualmente.
Médicos concursados não têm data para assumir
Desde que a atual administração municipal assumiu, já passaram pela pasta de Saúde diferentes secretários e adjuntos. Júlio Nunes se mantém como adjunto ao lado da atual secretária, Vania. Nos bastidores, sobram elogios a Vania, que tem experiência em colocar a casa em ordem, como fez quando ajudou a implantar o projeto da Rede Integrada de Saúde na região, ajudando a desafogar o Husm. Nas últimas semanas, foram feitas reuniões, inclusive em locais que oferecem atendimentos.
Segundo Vania, uma das soluções é o concurso público para médicos, que foi realizado na quinta-feira. Conforme a secretária, foram mais de 20 inscritos, mas não é possível afirmar quantos serão contratados antes de aguardar o resultado para saber o número total de aprovados.
Conforme a prefeitura, os prazos para que os médicos assumam após a seleção dependem de questões como se haverá ou não candidatos que vão recorrer do resultado. Nesse último concurso feito pela prefeitura, o edital foi lançado em abril, e a classificação final estava disponível em julho, mesmo mês em que começaram as nomeações dos aprovados.